Fonte: JB On line

Carla Knoplech, JB Online

RIO - Zumbido no ouvido: sensação de incômodo, dor, desorientação. Para esclarecer o sintoma do zumbido e falar sobre as suas possibilidades de cura, a doutora Tanit Ganz Sanchez - chefe do grupo de pesquisa em Zumbido da USP e coordenadora nacional do Grupo de Apoio à Pessoas com Zumbido (GAPZ) – escreveu o livro “Quem disse que zumbido não tem cura?”.

Segundo ela, o intuito do livro é desmistificar para dois públicos a informação de que o zumbido é um sintoma sem tratamento: para os médicos que convenceram os pacientes dessa máxima e para os pacientes que desconhecem as possíveis causas do sintoma. Atualmente cerca de 17% da população brasileira possui algum tipo de zumbido no ouvido e isso representa 28 milhões de pessoas.

- Nós resolvemos mergulhar no universo do zumbido e do que havia por trás disso, há que se pensar como no século XXI este sintoma é considerado sem cura, se até o câncer já está sendo estudado profundamente. Nos EUA vi que o zumbido é visto de forma diferente, tive a oportunidade dessa experiência internacional de trabalho e participei de um congresso com 300 especialistas sobre o assunto; enquanto na USP, naquela época, dizia-se que não havia cura para o problema – disse a doutora Tanit.

O GAPZ realiza reuniões mensais em diversos estados do Brasil e se define como um grupo complementar no tratamento ao zumbido; ele é composto por otorrinolaringologistas voluntários e auxilia no tratamento dos pacientes, mas sem os medicar.

- Através do GAPZ estamos tirando o estigma de que o zumbido é incurável, as palestras têm uma presença alta de público. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes na última reunião que fiz em São Paulo e são pessoas que retornam porque fazemos uma série de palestras com temas distintos. Sabemos o quão incômodo pode ser o zumbido e queremos alertar à população sobre o avanços na medicina mundial sobre o assunto – comentou.

A doutora explicou ainda a diferença de avanço no tratamento: nos EUA foram descobertos vários subgrupos do zumbido que geram tratamentos diferenciados para cada um, na medicina brasileira ainda há uma simplificação do sintoma, sem grandes aprofundamentos.

- Começamos a investigar que o consumo exagerado de cafeína (considerando que o indicado seria uma quantidade de até 250mg por dia que equivalem a três xícaras de café caseiro) aliado a um consumo exagerado de doce pode ser um das causas agravantes de quem possui zumbido no ouvido. Não é uma regra, mas reparamos que essas características formavam uma relação freqüente.

Brasil sediará congresso mundial de zumbido pela primeira vez na América Latina

Na última semana, o Brasil conquistou o direito de sediar a 10ª edição do 'International Tinnitus Seminar' - evento que reúne, a cada três anos, os 400 principais pesquisadores internacionais da área de zumbido. Desde sua criação em 1979, a sede desse evento historicamente se alterna entre cidades americanas e européias, porém desta vez foi diferente.

Esta foi a primeira vez que um país da América Latina se candidatou. Depois de consagrada a vitória, o grupo de pesquisadores brasileiros agora se prepara para receber os melhores pesquisadores internacionais no próximo congresso que acontece em 2011, em Aracajú.

Através do site www.zumbido.org.br estão mais informações sobre o assunto como a diferenciação dos tipos de zumbido e formas de contato do grupo de ajuda. O “Quem disse que zumbido não tem cura?” é o primeiro livro lançado sobre o assunto no Brasil e está disponível em todo o Brasil através dos telefones através dos telefones (11) 3599-4296 e (11) 3167-6556.

8 comentários:

Guillermo Giménez de Castro disse...

Tamit: Estamos tentando comprar o seu livro, mas ele parece que sumiu de saraiva. Onde mais a gente consegue?

Anônimo disse...

Caríssima Dra Tanit
Tenho 62 nos e sodro forte zumbido no ouvido esquerdo há 5 anos com perda de audição acentuada.Fui a vários otorrinos e neurologistas e médicos de outras especialidades, fiz todos os exames sem sucesso.Participei de reuniões do GAPZ no Rio de Janeiro. Depois de quase ficar louca de angústia pelo zumbido e pela sensação de que nunca iria melhorar, surgiu a solução. Minha alergsta pediu um RX dos seios da face pegando a lateral e acusou um cisto de retenção da mucosa que devo ter tido desde sempre. Esse cisto está revestido de uma embrana que impede a passagem dos remédios. A indicação é cirurgia urgente mas tenho mêdo. A Sra. conhece quem faça Rio, se há riscos e se há boas chancs de sucesso? Grata

Anônimo disse...

IlmªDrªTanit,que me diz a respeito desse sintoma: ao abrir bem a boca, esticando a musculatura do maxilar, o zumbido almenta; fechando a boca e relaxando a musculatura do maxilar( o queixo ) o zumbido diminui. É como se tivesse influencia do músculo ou algum tipo de nervo do maxilar com o nervo auditivo, ou a área resposavel pelo zumbido. Me ajude a me curar drª! por favor!!! Já são 11 anos; Deus continue te abençoando!
obs.

Roberto disse...

IlmªDrªTanit,que me diz a respeito desse sintoma: ao abrir bem a boca, esticando a musculatura do maxilar, o zumbido almenta; fechando a boca e relaxando a musculatura do maxilar( o queixo ) o zumbido diminui. É como se tivesse influencia do músculo ou algum tipo de nervo do maxilar com o nervo auditivo, ou a área resposavel pelo zumbido. Me ajude a me curar drª! por favor!!! Já são 11 anos; Deus continue te abençoando!
obs.

Anônimo disse...

quais as novidades relacionadas ao zumbido?

SUELI FERREIRA disse...

TENHO,57ANOS,EA 11ANOS TENHO ZUMBU-
DO.NO OUVIDO ESQUERDO, JÁ FIZ ALGUS
EXAMES, E JÁ PASSEI POR VARIOSMEDI
CO. SINTO QUE ESTA PIORANDO POIS
SINTO, QUE O ZUMBIDO ESTA REFLETIM
DO O MEU LADO TODO ESQUERDO. NÃO SEI SE ESTA É A ESPLICAÇÃO CERTA.
SEI QUE É HORRIVEL. COMO TODOS QUE
TEM O PROBLEMA, PEÇO SOCORROOOOOO.
OBRIGADO.

ANGELA disse...

SOCORRO, TENHO UMZUMBIDO FORTE E LATEJANTE NO OUVIDO ESQUERDO,AGORA PIOROU ESTOU TENDO NOS DOIS OUVIDOS , ANTES ERA SÓ A NOITE AGORA TENHO AO DIA TAMBÉM JÁ FUI A VARIOS MÉDICOS ´JÁ TRATEI P LABIRINTITE, N SEI MAIS O QUE FAZER. POR FAVOR ME AJUDEM. ÃNGELA

Anônimo disse...

comecei a sentir um zumbido no ouvido esquerdo há 15 dias,e estou muito preocupada não mais o que faço,mim ajude por-favor